terça-feira, 12 de junho de 2012

Poros Dilatados.




Os Poros


Para cada pelo existente no corpo, há um poro correspondente na pele. Apesar de todos não serem visíveis, alguns poros na pele são, sobretudo no nariz e nas bochechas. Em média, um adulto tem cerca de 5 milhões de pelos (e poros) em seu corpo, portanto, os poros dilatados na pele visíveis normalmente são uma bem pequena minoria.
Manter os poros na pele limpos e saudáveis é muito importante para manter a pele com uma ótima aparência. Os poros funcionam como um dreno, e a sujeira e óleo na pele são eliminados por esse delicado sistema de drenagem.
Quando esses poros obstruem, cria-se um empilhamento de óleo (sebo) e células mortas no folículo piloso. Em pouco tempo, bactérias residentes na pele abrem seu caminho e crescem nesse poro obstruído, causando inflamação. Isso pode causar coceira, o que só piora as condições locais, levando mais sujeira, óleo e células mortas, além de pressão física – tudo o que uma acne (espinha) precisa para se desenvolver. Pior, coçar pode fazer com que o poro se distenda ainda mais.
Entretanto, existem formas de fazer com que os poros dilatados na pele pareçam menores.
 

Função dos Poros na Pele

Poros DilatadosApesar de não sermos cobertos por pelos grandes e vísíveis desde a cabeça até o dedão do pé, nossa pele tem muitos folículos pilosos e pequenos orifícios pelos quais pelos muito finos e pequenos podem crescer e chegar até a superfície da pele.
Folículos pilosos e poros andam juntos, uma vez que os poros são os orifícios na pele pelos quais os folículos pilosos (pelos) se exteriorizam. Os orifícios externos dos poros se extendem para a profundidade da pele, atingindo diversas camadas da pele, até o bulbo (raiz) dos pelos.
Constantemente, as células que revestem os poros internamente se renovam e as células mortas caem para dentro dos poros e são eliminadas juntamente com o sebo (óleo) produzido pelas glândulas sebáceas que se abrem no interior dos poros, pouco acima do bulbo dos pelos.
O sebo é uma mistura de gordura, proteínas, colesterol e sais inorgânicos. Ele caminha superiormente dentro dos poros e se exterioriza por eles, carregando as células mortas até a superficie, dessa forma “limpando” o interior dos poros. O sebo reveste a pele e serve como proteção e hidratação. Peles oleosas, com muito sebo, envelhecem mais lentamente que peles secas, com pouco sebo, pois as peles secas mostram as rugas mais precocemente que as oleosas. Por isso a importância de complementar a hidratação da pele com cremes, sobretudo em pessoas com pele seca. Um dado importante é que o uso de Roacutan (para acne) pode ressecar a pele e, se essa não for adequadamente hidratada após o término do tratamento, pode sofrer também um envelhecimento precoce.
E o suor? Ele não sai pelos mesmos poros? Não. O suor é produzido por glândulas separadas que também são muito numerosas na pele. Apesar de o suor se exteriorizar por orifícios diferentes dos poros, ele também afeta a aparência da sua pele. Uma vez que o suor atinge a superfície da pele, ele seca mas deixa para trás sais depositados na pele que podem bloquear seus poros.
A mistura de sebo com células mortas que saem pelos poros, como já foi dito, protege sua pele de bactérias, vírus, vento e chuva. Algumas vezes, entretanto, quando o poro está obstruído (bloqueado) e o sebo com células mortas tenta sair e não consegue, resulta em acne (dilatação e inflamação do poro).

Manutenção dos Poros na Pele

Muitas pessoas não gostam de ter poros grandes ou dilatados, visíveis na pele, principalmente na face (nariz e bochechas). Aqui estão algumas medidas que você pode adotar para minimizar a aparência dos poros dilatados na pele:
- Se você usa maquiagem, lembre de remover toda noite com um produto de limpeza suave para prevenir a obstrução dos poros;
- Proteja-se do sol. O sol e o envelhecimento espessam a camada mais externa da pele, formando um pequeno vulcão ao redor dos poros. Isso faz com que os poros apareçam maiores do que realmente são;
- Peles muito oleosas tendem a fazer com que os poros pareçam maiores. Lavando seu rosto regularmente para diminuir a oleosidade da pele pode melhorar a aparência dos poros.
- Vestígios de células mortas de acumulam ao redor das bordas dos poros, fazendo com que eles pareçam maiores. Tratamento tópico com vitamina A pode prevenir a algutinação de células ao redor dos poros e reduzir os bordos dos poros, melhorando seu aspecto;
- Esfoliação como microdermoabrasão ou peeling de cristal remove as camadas de células mortas com o objetivo de deixar sua pele parecer mais atraente. Algumas pessoas optam por peeling químico ou laser, que são procedimentos um pouco mais invasivos, mas com excelentes resultados. Consulte seu médico para saber qual o tratamento de escolha para seu caso.

O Que Causa Poros Dilatados?

Dermatologistas realizaram estudos de diversos fatores e acabaram isolando três causas principais de poros dilatados: pele oleosa, idade e sexo (fonte: British Journal of Dermatology).

Pele Oleosa

Nossos corpos produzem sebo, uma substância oleosa que torna a pele à prova de água e a impede de desidratar. As pessoas que têm naturalmente pele oleosa tendem a ter poros dilatados. Isso ocorre porque o óleo e as células mortas que se depositam ao redor dos poros fazem com que essa pele ao redor dos orifícios dos poros fique inchada, fazendo com que os poros pareçam maiores do que realmente são. Algumas pessoa podem também associar poros dilatados com acne severa, mas não é sempre que isso ocorre. Apesar de pessoas com pele oleosa serem mais susceptíveis a acne, isso não significa que acne é um fator secundário no aparecimento de poros dilatados. Um motivo para isso é que os orifícios de sequela de acne parecem muitas vezes poros dilatados.

Idade

Outro fator favorável ao aparecimento de poros dilatados é a idade. Conforme envelhecemos, a nossa pele perde sua elasticidade, o que faz com que os poros fiquem mais evidentes. A exposição ao sol, o que naturalmente acumula com a idade (quando mais idosa uma pessoa, mais ela se expôs ao sol) yambém afeta o aspecto dos poros. O sol faz com que a pele fique mais espessa, aumentando o número de células mortas depositadas ao redor dos poros, contribuindo para a maior evidência dos poros.

Sexo

O terceiro fator que favorece o aparecimento dos poros dilatados é o sexo. Em geral, homens tendem a ter mais poros dilatados que mulheres. Mulheres, entretanto, podem apresentar poros dilatados principalmente durante alterações hormonais, particularmente durante o período menstrual.

Hereditariedade

A predisposição genética também pode ser um fator para o aparecimento de poros dilatados. Caso um de seus pais apresente poros dilatados, você também pode herdar a mesma característica.

Nenhum comentário: