quinta-feira, 21 de junho de 2012

PROMOÇÃO 1 SESSÃO COMPLETA FREE

Promoção Le Dermos uma sessão free...

 Para vc que tem facebook comente na foto deste linck
http://www.facebook.com/photo.php?fbid=140128529457351&set=a.118803618256509.30169.100003806156696&type=1&theater

e concorra a uma sessão livre de higienização de pele com Le Dermos.
É simples... deixe no comentário "Quero uma sessão livre com LE DERMOS" e concorra a uma sessão para conhecer o trabalho e ficar com sua pele sempre linda e jovem.
Válido desde já. Sorteio semana que vem. Anunciaremos o vencedor(a) aqui.
Boa sorte!!!!

terça-feira, 19 de junho de 2012

ÁCIDO RETINOICO

Ácido Retinóico: Experimente o tratamento que faz maravilhas à sua pele!

Ácido Retinóico

O ácido retinóico (tretinoina) é um metabólico natural da vitamina A. É a vitamina A ácida, a principal forma da vitamina encontrada na pele. Seu efeito se dá sobre o DNA da célula da pele, aumentando a capacidade de renovação da pele.
Ao fazer o tratamento com o ácido retinóico você vai notar sua pele mais fina, com uma coloração mais rosada, parecendo mais jovem. Como efeitos adversos, principalmente depois das primeiras aplicações, o produto pode trazer ressecamento, vermelhidão e descamação da pele.
É importante lembrar que o ácido retinóico é um medicamento que necessita de prescrição e um acompanhamento constante de um dermatologista. Já o Retinol (nome que se dá a forma álcool dessa vitamina) pode ser usado em cosméticos (sem prescrição) e com efeitos bem menores se comparados ao ácido retinóico.

Resenha enviada por Paula Cardoso D’Abreu

Ácido Retinóico
O ácido retinóico pode fazer maravilhas pela sua pele. O outono é a época de começar a usa-lo a fim de tratar o fotodano causado pelo verão. Melhorar a acne principalmente a comedoniana (cravos),uniformizar a pele, melhorar a textura, clarear manchas, tratar estrias são algumas das indicações de sua prescrição.
Ele ainda pode ser combinado com outras substâncias, potencializando o seu efeito. Seu uso pode ser em forma de creme, gel ou loção aplicados em casa e à noite. Quando associa-se o peeling de ácido retinóico(as concentrações dos peelings são bem maiores que as usadas em casa),o resultado é potencializado. Como é um peeling superficial deve ser seriado, isto é, no mínimo 3 sessões. Pela manhã e à tarde, antioxidantes, tensores, antiinflamatórios (no caso da acne), hidratantes podem ser usados.
Para terminar a combinação perfeita e fechar com chave de ouro um bom bloqueador solar. Os produtos prescritos pelo dermatologista terão sempre um resultado melhor pois você terá um tratamento mais personalizado.
  • Sempre fiz tratamento com ácido
    22%
  • Estou fazendo nesse momento
    29%
  • Não faço, mas pretendo fazer logo
    40%
  • Nunca fiz e nem pretendo
    6%
(Antes de fazer o uso de qualquer produto, consulte seu médico)

terça-feira, 12 de junho de 2012

Poros Dilatados.




Os Poros


Para cada pelo existente no corpo, há um poro correspondente na pele. Apesar de todos não serem visíveis, alguns poros na pele são, sobretudo no nariz e nas bochechas. Em média, um adulto tem cerca de 5 milhões de pelos (e poros) em seu corpo, portanto, os poros dilatados na pele visíveis normalmente são uma bem pequena minoria.
Manter os poros na pele limpos e saudáveis é muito importante para manter a pele com uma ótima aparência. Os poros funcionam como um dreno, e a sujeira e óleo na pele são eliminados por esse delicado sistema de drenagem.
Quando esses poros obstruem, cria-se um empilhamento de óleo (sebo) e células mortas no folículo piloso. Em pouco tempo, bactérias residentes na pele abrem seu caminho e crescem nesse poro obstruído, causando inflamação. Isso pode causar coceira, o que só piora as condições locais, levando mais sujeira, óleo e células mortas, além de pressão física – tudo o que uma acne (espinha) precisa para se desenvolver. Pior, coçar pode fazer com que o poro se distenda ainda mais.
Entretanto, existem formas de fazer com que os poros dilatados na pele pareçam menores.
 

Função dos Poros na Pele

Poros DilatadosApesar de não sermos cobertos por pelos grandes e vísíveis desde a cabeça até o dedão do pé, nossa pele tem muitos folículos pilosos e pequenos orifícios pelos quais pelos muito finos e pequenos podem crescer e chegar até a superfície da pele.
Folículos pilosos e poros andam juntos, uma vez que os poros são os orifícios na pele pelos quais os folículos pilosos (pelos) se exteriorizam. Os orifícios externos dos poros se extendem para a profundidade da pele, atingindo diversas camadas da pele, até o bulbo (raiz) dos pelos.
Constantemente, as células que revestem os poros internamente se renovam e as células mortas caem para dentro dos poros e são eliminadas juntamente com o sebo (óleo) produzido pelas glândulas sebáceas que se abrem no interior dos poros, pouco acima do bulbo dos pelos.
O sebo é uma mistura de gordura, proteínas, colesterol e sais inorgânicos. Ele caminha superiormente dentro dos poros e se exterioriza por eles, carregando as células mortas até a superficie, dessa forma “limpando” o interior dos poros. O sebo reveste a pele e serve como proteção e hidratação. Peles oleosas, com muito sebo, envelhecem mais lentamente que peles secas, com pouco sebo, pois as peles secas mostram as rugas mais precocemente que as oleosas. Por isso a importância de complementar a hidratação da pele com cremes, sobretudo em pessoas com pele seca. Um dado importante é que o uso de Roacutan (para acne) pode ressecar a pele e, se essa não for adequadamente hidratada após o término do tratamento, pode sofrer também um envelhecimento precoce.
E o suor? Ele não sai pelos mesmos poros? Não. O suor é produzido por glândulas separadas que também são muito numerosas na pele. Apesar de o suor se exteriorizar por orifícios diferentes dos poros, ele também afeta a aparência da sua pele. Uma vez que o suor atinge a superfície da pele, ele seca mas deixa para trás sais depositados na pele que podem bloquear seus poros.
A mistura de sebo com células mortas que saem pelos poros, como já foi dito, protege sua pele de bactérias, vírus, vento e chuva. Algumas vezes, entretanto, quando o poro está obstruído (bloqueado) e o sebo com células mortas tenta sair e não consegue, resulta em acne (dilatação e inflamação do poro).

Manutenção dos Poros na Pele

Muitas pessoas não gostam de ter poros grandes ou dilatados, visíveis na pele, principalmente na face (nariz e bochechas). Aqui estão algumas medidas que você pode adotar para minimizar a aparência dos poros dilatados na pele:
- Se você usa maquiagem, lembre de remover toda noite com um produto de limpeza suave para prevenir a obstrução dos poros;
- Proteja-se do sol. O sol e o envelhecimento espessam a camada mais externa da pele, formando um pequeno vulcão ao redor dos poros. Isso faz com que os poros apareçam maiores do que realmente são;
- Peles muito oleosas tendem a fazer com que os poros pareçam maiores. Lavando seu rosto regularmente para diminuir a oleosidade da pele pode melhorar a aparência dos poros.
- Vestígios de células mortas de acumulam ao redor das bordas dos poros, fazendo com que eles pareçam maiores. Tratamento tópico com vitamina A pode prevenir a algutinação de células ao redor dos poros e reduzir os bordos dos poros, melhorando seu aspecto;
- Esfoliação como microdermoabrasão ou peeling de cristal remove as camadas de células mortas com o objetivo de deixar sua pele parecer mais atraente. Algumas pessoas optam por peeling químico ou laser, que são procedimentos um pouco mais invasivos, mas com excelentes resultados. Consulte seu médico para saber qual o tratamento de escolha para seu caso.

O Que Causa Poros Dilatados?

Dermatologistas realizaram estudos de diversos fatores e acabaram isolando três causas principais de poros dilatados: pele oleosa, idade e sexo (fonte: British Journal of Dermatology).

Pele Oleosa

Nossos corpos produzem sebo, uma substância oleosa que torna a pele à prova de água e a impede de desidratar. As pessoas que têm naturalmente pele oleosa tendem a ter poros dilatados. Isso ocorre porque o óleo e as células mortas que se depositam ao redor dos poros fazem com que essa pele ao redor dos orifícios dos poros fique inchada, fazendo com que os poros pareçam maiores do que realmente são. Algumas pessoa podem também associar poros dilatados com acne severa, mas não é sempre que isso ocorre. Apesar de pessoas com pele oleosa serem mais susceptíveis a acne, isso não significa que acne é um fator secundário no aparecimento de poros dilatados. Um motivo para isso é que os orifícios de sequela de acne parecem muitas vezes poros dilatados.

Idade

Outro fator favorável ao aparecimento de poros dilatados é a idade. Conforme envelhecemos, a nossa pele perde sua elasticidade, o que faz com que os poros fiquem mais evidentes. A exposição ao sol, o que naturalmente acumula com a idade (quando mais idosa uma pessoa, mais ela se expôs ao sol) yambém afeta o aspecto dos poros. O sol faz com que a pele fique mais espessa, aumentando o número de células mortas depositadas ao redor dos poros, contribuindo para a maior evidência dos poros.

Sexo

O terceiro fator que favorece o aparecimento dos poros dilatados é o sexo. Em geral, homens tendem a ter mais poros dilatados que mulheres. Mulheres, entretanto, podem apresentar poros dilatados principalmente durante alterações hormonais, particularmente durante o período menstrual.

Hereditariedade

A predisposição genética também pode ser um fator para o aparecimento de poros dilatados. Caso um de seus pais apresente poros dilatados, você também pode herdar a mesma característica.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Manchas na Pele (II Parte)

Durante os dias essa semana, observei um pouco mais as clientes no trabalho, a nescessidade, preocupação e a busca delas para com sua aparência. E conclui que, muitas estavam preocupadas com suas manchas no rosto. Em busca de solução para o clareamento, e até mesmo a eliminação digamos que total de suas manchas. Porém, preocupação com a aparência durante o tratamento, medo de que, a pele descame, e venha ser agredida, pois, para isso se faz uso de produtos fortes, como ácidos, sendo nescessário cuidados muito especificos, e certas restrições, como, evitar o uso do produto durante o dia, e se expor ao sol, sem proteção solar, dentre outros.
Para vocês aprensento:


BIOMEDIC PIGMENT CONTROL

 

Biomedic Pigment Control (Controle de pigmento biomédico)
Este sérum possui um complexo intensivo que ajuda a uniformizar a pele.
- Alta concentração de 2% de ácido kójico, dermatológicamente conhecido por ajudar a corrigir as diferenças de tonalidade da pele.
- O LHA micro-esfoliante combinado com o ácido glicólico para remover as células escuras da superfície e uniformizar o tônus da pele.
- Extrato Dermobiótico Termal de La Roche Posay, para incentivar a recuperação da pele após procedimentos estéticos.
Indicados para pigmentações, descoloração da pele, tônus não uniforme. .De acordo com a La-Roche-Posay,o produto é indicado para combater manchas,desordens na pigmentação e falta de regularidade no tom da pele,fazendo uma descamação suave,além de possuir uma textura leve,em forma de serum.Será minha próxima aquisição.
Sua composição: Aqua, Alcohol Denat., Glycolic Acid, Propylene Glycol, Potassium Hydroxide, Kojic Acid, Ammonium Polyacryldimethyltauramide/Ammonium Polyacryloyldimethyl Taurate, C12-13 Alkyl Lactate, Disodium EDTA, Hydroxyethycellulose, Capryloyl Salicylic Acid, Vitreoscilla Ferment Extract/Vitreoscilla Ferment.
Vamos decifrar o rótulo, resumidamente?
Associação exclusiva: LHA 0,4% + Ácido Glicólico 10% Ação queratolítica para uma descamação continua. Aceleração do turn-over epidérmico eliminando as células impregnadas de melanina.Ácido Kójico 2% Inibição da Tirosinase. Diminuição da atividade dos Melanócidos.Extrato Dermobiótico Termal Redução das reações de sensibilidade cutâneas ( irritação, sensação de calor). Reforço das defesas naturais e restauração da barreira protetora da pele.
 
Utilize  de 4 a 5 gotinhas, colocando no dorso, e espalhando sobre o rosto com os dedos, sobre a mancha somente, ou sobre o rosto todo. Durante a NOITE, após uma higienização perfeita do rosto, evitando a área dos olhos (um dedo abaixo e ao lado dos olhos e acima da sombrancelha);
O Biomedic tem como benefício os seguintes fatores: espalhabilidade e rápida absorção, por ser em conta gotas não há desperdício, sua apresentação de 30ml tem durabilidade de 5 a 6 meses, não deixa a pele com descamação como tratamentos a laser, resultado rápido e eficaz, e poder ser utilizado por um período e caso você sinta que sua pele ja está tendo resultado, você pode cessar o tratamento, armazená-lo, em um cantinho da geladeira e reutilizá-lo depois de alguns meses, melhor do que ficar pagando sessões de pielling e laser todo mês não é?
Seu custo é válido pelo benefício.
Após a aplicação, espere o produto reagir na pele, e faça uma hidratação com um produto hidratante para seu tipo de pele. Sendo Normaderm - pele oleosa (Vichy), Hydraphase - peles secas ou Effaclar - peles oleosas (LRP).
Os médicos indicam o uso durante a noite, mas, temos umas amigas teimosinhas que fazem o uso durante o período da manhã, então, após a aplicado do Biomedic, aplique a cada duas horas, protetor solar com FPS de no mínimo 40, evitando ao máximo a exposição ao sol. Pois assim, você evitará o surgimento de mais manchas.
Por falar em médico, consulte seu Dermatologista antes de fazer o uso, apesar de ser um produto sem nescessitar de prescrição, ele pode dar certas reações, por conter ácido, porém, até o momento, clientes que adquiriram os produtos nesse tempo que tenho trabalhado com a linha, nunca reclamaram.
Lá na Panvel, parcelamos em até 6 vezes, para que você pode adquirir essa maravilha, e deixar sua pele bonita, sem manchas, e bem cuidada.

O que está esperando? Agende um horário, fazemos atendimento domiciliar e encomenda também.

Outro meio de interação é o face Le Dermos.
Dicas, sugestões, enquetes, perguntas, curiosidades e muito mais, acesse

www.facebook.com/ledermos

Bem vindo(a) e mergulhe nesse fantastico mundo do universo da beleza.

Higienização facial:
-Limpeza facial;
-Esfoliação;
-Tonificação;
-Hidratação;
-Proteção
R$18,00 (Sessão Unica) ou R$28,00 (pacote com duas sessões semanais)

Higienização + Anti Sinais ou manchas
-Limpeza facial;
-Esfoliação;
-Tonificação;
-Hidratação;
-Anti Sinais ou Anti Manchas
-Proteção;
R$25,00 (Sessão Unica) ou R$40,00 (pacote com duas sessões semanais)

Contato:
Vivo: 18-96614765
Tim: 18-81219354

Antendimento no Salão de Thiago Marques, na R: Sete de Setembro, 217 - Centro.

 

Manchas na Pele







"A pele é o maior órgão do corpo humano, em extensão e volume, e por estar em constante contato com o meio externo, está sujeita a vários tipos de agressões. As manchas são alterações na coloração da pele que podem aparecer em qualquer idade e apresentar diferentes tonalidades. Representam um problema na vida de homens e mulheres, podendo ser fonte de grande angústia e sofrimento dependendo de sua localização e características. Entretanto, a maior preocupação é com o temido câncer de pele."



As causas são variadas, como: alterações na produção de melanina (pigmento da pele), infecções (micoses, vírus), distúrbios hormonais (cloasmas), alterações vasculares, tumores, exposição ao sol e marcas de acne. Muitas vezes elas se acompanham de outros sinais e sintomas, o que pode ajudar na definição de sua causa.
Seja qual for o tipo de mancha é importante consultar um médico assim que ela for notada, especialmente quando ocorrer qualquer mudança em suas características ou aparecimento de sintomas associados que até então não existiam. Lembre-se que o diagnóstico precoce é essencial para o tratamento de vários tipos de doenças.
As "pintas" ou nevos melanocíticos são extremamente comuns, podendo apresentar-se em diferentes cores, tamanhos e formatos. Podem ser elevadas, achatadas, sozinhas ou agrupadas, e surgem em qualquer parte do corpo. Sua ocorrência e distribuição é determinada geneticamente, antes do nascimento, e elas surgem mais freqüentemente nas duas primeiras décadas de vida, podendo o seu número ser aumentado por alguns fatores, como a exposição ao sol, o uso de anticoncepcionais e a gravidez.
Na maioria das vezes as "pintas" não representam problema algum, embora exista uma grande preocupação das pessoas quanto ao desenvolvimento de câncer de pele. Porém, apenas alguns tipos apresentam risco aumentado de câncer, como por exemplo: as "pintas" que já existem desde o nascimento, especialmente se forem maiores que 20 centímetros; aquelas "pintas" chamadas de atípicas, com formato e bordas irregulares e tonalidades diferentes em seu interior; os nevos que ocorrem em áreas que sofrem trauma constante e nas mucosas oral e genital; e também os nevos que ocorrem nas unhas, os quais se manifestam freqüentemente como uma faixa escura.
A grande maioria das "pintas" não requer tratamento, devendo ser abordadas apenas aquelas que estejam aumentando de tamanho, mudando sua forma ou coloração, apresentando sangramento, coceira e dor. Além disso, os nevos que aparecem após os 20 anos de idade devem ser acompanhados de perto por um dermatologista.
Quando realizado por motivos estéticos, o tratamento pode ser feito por método de shaving (remoção do nevo por tesoura ou bisturi paralelamente à pele, semelhante ao ato de barbear) ou excisão com bisturi seguida de sutura. Quando se suspeita de transformação em câncer, o tratamento indicado é a excisão com bisturi seguida de sutura. O procedimento é realizado sob anestesia local, é muito rápido e a cicatriz geralmente é imperceptível.
As sardas são causadas por aumento de pigmento da pele em determinados locais, apresentando uma tendência familiar, principalmente em indivíduos de pele clara e de cabelos ruivos. Elas localizam-se em áreas expostas ao sol, acentuando-se durante o verão e regredindo, podendo até desaparecer, no inverno. Caracterizam-se por manchas arredondadas e de coloração marrom ou acastanhada.
Essas manchas não apresentam risco aumentado de evolução para câncer de pele, no entanto, sua presença em grande quantidade pode representar um marcador de risco aumentado, já que seriam encontradas em pessoas de pele clara e com história de exposição prolongada e desprotegida ao sol.
O tratamento consiste basicamente em se evitar a exposição ao sol, conseguindo-se o clareamento das manchas. Entretanto, algumas terapias podem acelerar esse processo, como o uso de protetor solar, o uso de substâncias despigmentantes associadas a ácidos e a técnica de peeling.
Com certeza isso já aconteceu com você ou com alguém conhecido. Essas manchas aparecem quando expõe-se ao sol a pele que teve contato com certos tipos de plantas ou sucos de frutas cítricas (limão, laranja, tangerina) e representam uma manifestação alérgica. Podem ocorrer também após contato com perfumes e refrigerantes, sendo chamada nesse caso de fotomelanose.
Caracteriza-se por manchas escuras e de formatos variados, principalmente nas mãos e lábios. Em casos mais graves, podem surgir manchas mais avermelhadas e até mesmo bolhas, acompanhadas de coceira e ardência.
O desaparecimento das manchas ocorre espontaneamente e de forma gradual. Recomenda-se o uso de protetor solar, podendo também ser utilizadas substâncias despigmentantes para acelerar o clareamento. O mais importante é a prevenção, evitando a manipulação dessas frutas antes de se expor ao sol, pois mesmo a lavagem do local pode não evitar o desenvolvimento das manchas.
São chamadas de cloasmas e caracterizam-se por manchas escuras ou acastanhadas na face, principalmente nas bochechas, testa, nariz, lábio superior e têmporas. O fator iniciador é a exposição solar, mas também são importantes à predisposição genética e as alterações hormonais características da gravidez. As lesões podem ser de grande extensão, com bordas irregulares e com pontilhado pigmentado.
Podem ocorrer associadas ao uso de anticoncepcionais e também em homens, embora em menor freqüência, sendo chamadas nesses casos de melasmas.
O cloasma pode regredir espontaneamente após o término da gestação, mas o tratamento pode acelerar o processo, com o uso de protetor solar, substâncias despigmentantes e peeling. Após a regressão do quadro, o uso do protetor solar deve ser mantido para evitar a recorrência, que é comum. Para prevenir o problema, a mulher grávida nunca deve se expor ao sol sem o uso de protetor solar.
As manchas senis ou melanose solar são freqüentes em indivíduos de idade mais avançada. Entretanto, elas não são causadas pela idade e sim pelo dano causado pela exposição ao sol ao longo de vários anos.
São manchas escuras, acastanhadas, geralmente de pequeno tamanho e limites precisos. Surgem apenas nas áreas de maior exposição ao sol, como braços, mãos, face, ombro e colo. Além disso, são mais freqüentes em pessoas de pele mais clara.
Mais importante que o tratamento é a prevenção, que é conseguida pelo uso contínuo de filtro solar, no dia-a-dia. Existem vários métodos de tratamento, como a cauterização química (a mancha é "queimada" com o uso de alguns produtos), criocirurgia (a lesão é destruída com o uso de um jato de nitrogênio gelado), dermoabrasão (a pele é "lixada"), peeling e laser. Os resultados dessas técnicas são bons, mas o uso inadequado pode causar manchas claras ou deixar cicatrizes. Por isso, é importante consultar um profissional habilitado.
São lesões causadas pela exposição contínua ao sol, devido ao efeito da radiação ultravioleta na pele. Atinge mais comumente pessoas de pele clara e de idade avançada, entretanto podem aparecer em indivíduos de meia-idade. São lesões consideradas pré-malignas, pois podem eventualmente transformar-se em câncer.
Apresentam-se com aspecto variado, podendo ser avermelhadas, descamativas, de cor escura, elevadas, rugosas, com regiões ásperas, endurecidas. Aparecem principalmente na face, no couro cabeludo (homens carecas), braços e mãos. Quando há transformação em câncer, podem ficar mais elevadas, vermelhas em sua base e apresentar sangramento.
Essas manchas devem ser tratadas devido à possibilidade de transformação maligna. O tratamento pode ser feito por cauterização, eletrocoagulação ou criocirurgia.
As micoses ou tineas são infecções da pele causadas por fungos. A doença ocorre quando esses microorganismos encontram condições favoráveis ao seu crescimento: calor, umidade, baixa imunidade. Existem vários tipos, sendo os mais comuns:
• Tinea do corpo: são lesões arredondadas, com bordas avermelhadas, acompanhadas de coceira intensa.
• Tinea da cabeça: ocorre mais em crianças, como lesões arredondadas no couro cabeludo, com falhas no cabelo, sendo muito contagiosa.
• Tinea interdigital (frieira): caracteriza-se por descamação, fissura e coceira entre os dedos do pé. Seu aparecimento é favorecido pelo uso constante de sapatos fechados.
• Pitiríase versicolor: manchas claras, arredondadas e com descamação fina, ocorrendo principalmente em regiões de grande oleosidade como o tronco, a face, o pescoço e o couro cabeludo.
O tratamento deve ser indicado por um dermatologista e depende do tipo de micose. Os medicamentos usados podem ser na forma de cremes, loções, talcos ou comprimidos. Importante ressaltar que o tratamento é sempre prolongado, não devendo ser interrompido assim que a lesão desaparecer.
A prevenção é importante, devendo ser observados os seguintes pontos:
• lavar e secar bem as regiões de dobras da pele, como axilas, virilha e entre os dedos;
• evitar o uso de roupas molhadas;
• não usar objetos pessoais e roupas íntimas de outras pessoas;
• não andar descalço em pisos constantemente úmidos;
• usar material de manicure próprio ou esterilizado;
• evitar uso de sapatos fechados por longos períodos;
• evitar roupas justas e quentes, especialmente de tecidos sintéticos.
Essa é a grande preocupação das pessoas, especialmente daqueles indivíduos de pele mais clara. Esse é o tipo mais freqüente de câncer, entretanto quando detectado precocemente apresenta grandes chances de cura.
Os principais fatores de risco relacionados ao desenvolvimento do câncer de pele são: exposição a arsênico, a radiação ionizante, processos irritativos crônicos, alguns tipos de doenças e principalmente a exposição aos raios ultravioletas do sol. Aparece mais comumente em indivíduos com mais de 40 anos, de pele clara, sensível à ação dos raios solares ou portadores de doenças de pele prévias. As pessoas negras apresentam câncer de pele nas palmas das mãos e nas plantas dos pés.
Existem basicamente três tipos de câncer de pele:
• Carcinoma Basocelular: é o câncer de pele mais freqüente, e felizmente o menos agressivo, já que apresenta, na grande maioria das vezes, crescimento lento e não dissemina para os outros órgãos do corpo. É mais freqüente após os 40 anos de idade e apresenta relação direta com a exposição cumulativa ao sol. Aparece principalmente na face, iniciando-se como lesão consistente, pequena, rosa ou translúcida (perolado), lisa e brilhante. Pode formar uma ferida ou apresentar sangramento, com conseqüente formação de uma casca que o recobre. Em raros casos pode assumir uma característica mais agressiva e invadir os tecidos abaixo dele. Deve ser tratado cirurgicamente na maioria das vezes, mas alternativas são a criocirurgia, a cauterização química ou a radioterapia. O tratamento precoce leva à cura na maioria das vezes.
• Carcinoma Espinocelular: é um tumor maligno que pode surgir em regiões sadias da pele ou previamente acometidas por algum processo crônico (cicatrizes de queimaduras antigas, feridas, lesões por exposição ao sol). Apresenta um crescimento mais rápido que o basocelular, atingindo a pele e as mucosas e, se não tratado precocemente, pode disseminar para outros órgãos. São lesões inicialmente pequenas, endurecidas, com crescimento rápido, podendo formar lesões elevadas e vegetantes ("em couve-flor"), sendo freqüente a formação de feridas e o sangramento. Acomete principalmente a face e os membros superiores. O tratamento é cirúrgico com retirada completa da lesão, devendo ser realizado o mais precocemente possível.
• Melanoma Maligno: é o de pior prognóstico, já que seu potencial de disseminar para outros órgãos é muito grande. Pode originar-se de áreas de pele sadia ou então com lesões pré-existentes (nevos melanocíticos e outras). É mais freqüente em pessoas de pele clara e pode surgir em áreas não expostas ao sol, embora seja mais freqüente naquelas expostas. A lesão inicia-se como mancha escura que aumenta de tamanho, apresenta alteração de coloração, surgimento de pontos pigmentados próximos à lesão, formação de ferida, sangramento, coceira ou sinais de inflamação. Quando a lesão começa a ficar elevada significa que o melanoma está crescendo em profundidade também, e quanto mais profundo, mais grave é a doença. O tratamento é eminentemente cirúrgico e deve ser realizado o mais precocemente possível, já que quando esse câncer dissemina para outros órgãos é praticamente incurável.
Vemos, portanto, a importância do diagnóstico precoce, por isso, caso apresente alguma lesão de pele que vem apresentando mudanças de características, procure imediatamente um dermatologista para avaliação. Outro ponto não menos importante é a prevenção, devendo-se estar atento a:
• Usar sempre protetor solar, fator igual ou superior a 15, reaplicando-o periodicamente a cada 30 minutos ou após mergulho ou transpiração excessiva.
• Uso de chapéus, bonés, viseiras.
• Evite exposição ao sol no período entre 10 e 16 horas.
• Como a grande maioria dos cânceres de pele localiza-se na face, proteja-a sempre.
• Procurar um dermatologista periodicamente para acompanhamento, especialmente se forem notadas alterações em lesões pré-existentes.
Lembre-se: não tenha medo e procure o dermatologista sempre que apresentar uma lesão suspeita. O câncer de pele tem tratamento e pode ser curado, especialmente com o diagnóstico precoce.